¥T.O (Treinamento Ortográfico)
Olá Majores, sejam bem vindos ao TREINAMENTO ORTOGRÁFICO.
O T.O como é chamado, consiste em aperfeiçoar você as normas cultas da língua portuguesa, deixando-o mais capacidade em base como na vida pessoal.
Como vai funcionar o T.O?
O T.O vai funcionar da seguinte forma, iremos ter a aula teórica.
Ao termino dessa aula vai ter perguntas. Que irá corresponder com 70% do treinamento.
E os outros 30% será da minha observação.
Alguma dúvida?
No final da observação será feito um relatório, e com isso sairá os resultados que serão postados no Fórum na página oficial da JCC.
Os reprovados na aula, vão refazer o R.O (Reforço Ortográfico).
Então, eu peço que prestem atenção à aula.
Alguma dúvida?
Tipo de Porquês
O uso dos porquês ainda trás muitas dúvidas. Com analise a seguir, pretendemos
Esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito do assunto.
Então vamos lá.
Uso do Por que.
O POR QUE é usado para fazer pergunta. O por que tem o significado de "Por qual razão" ou " Por qual motivo"
Veja os exemplos:
Por que você não vai ao cinema? (Por qual razão)
Não sei por que não quero ir. ( Por qual motivo)
Alguma dúvida?
Uso do Por quê.
Você vai usar o POR QUÊ no final da frase. O POR QUÊ ainda tem o significado de "Por motivo" ou "Por qual razão".
Exemplos:
Vocês não comeram tudo? POR QUÊ?
Andar cinco quilômetros, POR QUÊ?
Alguma dúvida?
Uso do Porque.
Você vai usar o PORQUE para explicar algo até mesmo dar uma resposta. O PORQUE tem o significado de "Pois", "Uma vez que" e "Para que".
Exemplo:
Não fui ao cinema PORQUE tenho que estudar para prova. (pois)
Não faça intrigas PORQUE vai atingir você mesmo (Uma vez)
Alguma dúvida?
Uso do Porquê
O Porquê vem acompanhado de Artigo (a, as, o e os), pronomes (ele, ela, eles e elas), adjetivo (que emprega uma qualidade) e numeral (Um, uma, uns, umas .....). Tem o significado de "O motivo" ou " A razão".
Exemplos:
Me diga um porquê para não fazer o que devo. (Uma razão).
Alguma dúvida?
Mais e Mas
A palavra Mas, deverá ser usado no sentido de oposição.
Exemplo:
Eu quero ser Tenente-Coronel, mas preciso terminar o T.O.
Mas eu nunca gostei dele.
Alguma dúvida?
Já a palavra mais, tem o sentido de quantidade ou de qualidade.
Exemplo:
Quando mais eu estudo mais preparado eu fico.
Alguma dúvida?
Para mim ou Para eu
Para mim e para eu estão corretas, ou seja, as duas formas existem.
Mas tem uma regra para poder colocar de forma correta.
Dê uma olhada.
Emprega-se EU como sujeito da oração (ou seja, antes do verbo)
Exemplo: Ela pediu para eu ajudar minha amiga.
Alguma dúvida?
Emprega-se MIM nos demais casos, ou seja, aquele que não tem oração antes do verbo.
Exemplo: Ele deu o colar para mim.
Alguma dúvida?
Nada a ver ou nada haver
Nada a ver é a forma correta de escrita dessa expressão. Não tem nada a ver indica que não tem algo relacionado.
Exemplo:
A letra dessa musica não tem nada a ver comigo.
Desculpe, mas não tenho nada a ver com os seus problemas.
Alguma dúvida?
¥PERGUNTAS¥
Agora iremos realizar as perguntas, peço que sussurrem comigo.
Quem sussurrar fora será eliminado.
Será realizado 10 perguntas sobre os assuntos, prestem atenção.
Complete os espaços em branco colocando: Por que/ Por quê/ Porque/ Porquê.
1 – Me diz, ______ você não tira férias? Valor: 7
Por que
2 – Cancelou o churrasco ______ estava chovendo muito. Valor:7
3 - Foi reprovado e não sabe ______. Valor: 7
Por quê
Complete os espaços usando MAS ou MAIS.
4 – Fui reprovado, _____ agora eu passo. Valor: 7
Mas
5 – Queria estudar _____. Valor: 7
Mais
Complete os espaços usando EU ou MIM.
6 – Eles partiram antes de ____ partir. Valor: 7
Eu
7 - Para____, Veneza é mais bonita que Paris. Valor: 7
Mim
8 – A cada momento que passa, você fica sem ____.Valor: 7
Mim
Complete os espaços usando Nada a ver ou Nada haver.
9 – _____________, irmão! De onde você tirou essa história? Valor: 7
Nada a ver
10 – Não tem _____________ que você está falando. Valor: 7
Nada a ver
__________________________________________________________________________________
O script está sob total administração da liderança dos professores
__________________________________________________________________________________
Olá Majores, sejam bem vindos ao TREINAMENTO ORTOGRÁFICO.
O T.O como é chamado, consiste em aperfeiçoar você as normas cultas da língua portuguesa, deixando-o mais capacidade em base como na vida pessoal.
Como vai funcionar o T.O?
O T.O vai funcionar da seguinte forma, iremos ter a aula teórica.
Ao termino dessa aula vai ter perguntas. Que irá corresponder com 70% do treinamento.
E os outros 30% será da minha observação.
Alguma dúvida?
No final da observação será feito um relatório, e com isso sairá os resultados que serão postados no Fórum na página oficial da JCC.
Os reprovados na aula, vão refazer o R.O (Reforço Ortográfico).
Então, eu peço que prestem atenção à aula.
Alguma dúvida?
Tipo de Porquês
O uso dos porquês ainda trás muitas dúvidas. Com analise a seguir, pretendemos
Esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito do assunto.
Então vamos lá.
Uso do Por que.
O POR QUE é usado para fazer pergunta. O por que tem o significado de "Por qual razão" ou " Por qual motivo"
Veja os exemplos:
Por que você não vai ao cinema? (Por qual razão)
Não sei por que não quero ir. ( Por qual motivo)
Alguma dúvida?
Uso do Por quê.
Você vai usar o POR QUÊ no final da frase. O POR QUÊ ainda tem o significado de "Por motivo" ou "Por qual razão".
Exemplos:
Vocês não comeram tudo? POR QUÊ?
Andar cinco quilômetros, POR QUÊ?
Alguma dúvida?
Uso do Porque.
Você vai usar o PORQUE para explicar algo até mesmo dar uma resposta. O PORQUE tem o significado de "Pois", "Uma vez que" e "Para que".
Exemplo:
Não fui ao cinema PORQUE tenho que estudar para prova. (pois)
Não faça intrigas PORQUE vai atingir você mesmo (Uma vez)
Alguma dúvida?
Uso do Porquê
O Porquê vem acompanhado de Artigo (a, as, o e os), pronomes (ele, ela, eles e elas), adjetivo (que emprega uma qualidade) e numeral (Um, uma, uns, umas .....). Tem o significado de "O motivo" ou " A razão".
Exemplos:
Me diga um porquê para não fazer o que devo. (Uma razão).
Alguma dúvida?
Mais e Mas
A palavra Mas, deverá ser usado no sentido de oposição.
Exemplo:
Eu quero ser Tenente-Coronel, mas preciso terminar o T.O.
Mas eu nunca gostei dele.
Alguma dúvida?
Já a palavra mais, tem o sentido de quantidade ou de qualidade.
Exemplo:
Quando mais eu estudo mais preparado eu fico.
Alguma dúvida?
Para mim ou Para eu
Para mim e para eu estão corretas, ou seja, as duas formas existem.
Mas tem uma regra para poder colocar de forma correta.
Dê uma olhada.
Emprega-se EU como sujeito da oração (ou seja, antes do verbo)
Exemplo: Ela pediu para eu ajudar minha amiga.
Alguma dúvida?
Emprega-se MIM nos demais casos, ou seja, aquele que não tem oração antes do verbo.
Exemplo: Ele deu o colar para mim.
Alguma dúvida?
Nada a ver ou nada haver
Nada a ver é a forma correta de escrita dessa expressão. Não tem nada a ver indica que não tem algo relacionado.
Exemplo:
A letra dessa musica não tem nada a ver comigo.
Desculpe, mas não tenho nada a ver com os seus problemas.
Alguma dúvida?
¥PERGUNTAS¥
Agora iremos realizar as perguntas, peço que sussurrem comigo.
Quem sussurrar fora será eliminado.
Será realizado 10 perguntas sobre os assuntos, prestem atenção.
Complete os espaços em branco colocando: Por que/ Por quê/ Porque/ Porquê.
1 – Me diz, ______ você não tira férias? Valor: 7
Por que
2 – Cancelou o churrasco ______ estava chovendo muito. Valor:7
3 - Foi reprovado e não sabe ______. Valor: 7
Por quê
Complete os espaços usando MAS ou MAIS.
4 – Fui reprovado, _____ agora eu passo. Valor: 7
Mas
5 – Queria estudar _____. Valor: 7
Mais
Complete os espaços usando EU ou MIM.
6 – Eles partiram antes de ____ partir. Valor: 7
Eu
7 - Para____, Veneza é mais bonita que Paris. Valor: 7
Mim
8 – A cada momento que passa, você fica sem ____.Valor: 7
Mim
Complete os espaços usando Nada a ver ou Nada haver.
9 – _____________, irmão! De onde você tirou essa história? Valor: 7
Nada a ver
10 – Não tem _____________ que você está falando. Valor: 7
Nada a ver
__________________________________________________________________________________
O script está sob total administração da liderança dos professores
__________________________________________________________________________________